terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Atividades do Ponto de Leitura no Centro de Recuperação Pró-Amor

Definição da Instituição:

O Centro de Recuperação Pró Amor atende crianças de 2 à 6 anos das comunidades adjacentes à instituição: Jacintinho, Feitosa, Barro Duro, etc. As crianças permanecem na instituição de 8 horas da manhã até aproximadamente às 17 horas da tarde. A instituição atua de manhã como escola e a tarde como creche. A maioria das crianças é moradora de comunidades carentes, por isso não há uma mensalidade cobrada, e sim uma ajuda de custo ou voluntariado dos familiares que se mostrarem dispostos. A instituição tem uma fundadora que é a principal financiadora da instituição, porém a Pró Amor também tem parcerias com órgãos como o Sesc, que através do projeto “Mesa Brasil” fornece alimentos para o lanche e refeições das crianças, além de doações e voluntariados mais diversos.


Relatório de atividades:

O trabalho no Centro Pró Amor foi dividido em duas oficinas que aconteciam paralelamente no mesmo horário: uma com as professoras da instituição e outra com as crianças assistidas pela instituição.


A oficina com as crianças contava com uma equipe maior, visto que o número de crianças excedia ao de professoras, além desse público demandar maior atenção e cuidado. Assim, as oficinas com as crianças eram constituídas de contação de histórias pelo grupo Histórias da Carochinha (duas pessoas desse grupo) mais equipe de apoio da ONG Ideário (2 ou 3 monitoras), e por atividades de dança, desenho e leitura de livros ou revistas infantis.

Em alguns dias foi necessário dividir as crianças para um maior manejo didático nas oficinas: no segundo dia de atividades as crianças foram divididas em dois grupos – de maiores e menores – e ambos os grupos fizeram atividades similares. No final reunia todas as crianças para as atividades com música no pátio do Centro.

Num terceiro dia, cada criança ficou em sua respectiva sala de aula, isto é, as crianças foram divididas em quatro grupos, e cada grupo ficou acompanhado de um monitor ou contador de histórias.

Já no quarto dia, as crianças foram novamente divididas em dois grupos, porém alternando os monitores que as acompanhavam, conseqüentemente, também se alternavam as atividades propostas.





Enquanto isso, as professoras acompanhadas de dois componentes do Grupo História da Carochinha, aprendiam técnicas de contação e manejo do livro de histórias e de objetos ilustrativos. Faziam trabalhos de interpretação e entonação da voz. Também trabalharam o uso de recursos didáticos, de desenhos para ilustrar as histórias, feitos de cartolina, papel colorido, e canetas de cores.




No último dia do PL no Pró-amor, todas as crianças foram conduzidas a uma única sala de aula, onde ouviram uma história interpretada pelo grupo “Histórias da Carochinha” e posteriormente, cada professora da instituição contou uma história com os elementos apreendidos durante as oficinas nos dias anteriores.




A média de crianças por dia atendidas pelo projeto Ponto de Leitura era de 45 a 55 crianças.

O projeto doou livros e gibis e ofereceu lanches às crianças todos os dias.


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